Como multiplicamos o faturamento do Veneza Water Park usando Inbound Marketing
Saiba como uma boa estratégia e um cliente disposto a investir no Digital podem gerar resultados impressionantes
Sobre o Veneza
O Veneza é um parque aquático localizado no litoral de Pernambuco, considerado o maior do estado, com 90 mil m². O local possui uma estrutura completa e um complexo gastronômico com restaurantes diversos e mais de 30 atrações distribuídas pelo parque. Continue lendo esse post para descobrir como a Melhor aproveitou essa estrutura para criar um case de sucesso do Inbound Marketing. 😉
Desde a fundação, em 1999, o propósito da empresa é entregar atendimento de qualidade e uma experiência única a todos que estejam no parque, atraindo cada vez mais clientes.
O Problema
A internet é uma ferramenta muito poderosa para o ramo do Veneza Water Park, e apesar do site da empresa ter um ótimo nível de busca orgânica, ele não era atraente e não gerava leads. Por isso, todo o valor de busca orgânica era perdido.
Outro ponto importante: o Veneza não tinha uma presença efetiva nas redes sociais, principalmente considerando a relevância que sempre tiveram no mercado. Além de não possuir uma conta no Instagram ainda, o conteúdo publicado no Facebook não era estratégico, deixando de atingir todo o potencial de alcance e interação que o parque oferece.
▪ Criar um website atrativo e campeão de conversões
▪ Ser autoridade nas redes sociais
▪ Propor uma alternativa de venda de ingressos sem pagamento de taxa
Com um retorno real nas redes sociais, o próximo desafio seria oferecer uma solução simples para gerar potenciais visitantes ao parque (leads) e estimular a conversão no site do Veneza. Até então, a única forma de adquirir um ingresso de forma online era através do site de uma plataforma de ofertas parceira. Os leads orgânicos eram direcionados para o site do parceiro, que cobrava do Veneza uma taxa por venda.
Foi então que a diretora de marketing Thamires Alcântara percebeu que o a empresa tinha um potencial enorme e ótimas chances de aumentar o faturamento a longo prazo investindo em estratégias de Marketing Digital. Daí surgiu a parceria com a Melhor Comunicação.
A Solução
Tornando-se cliente da Melhor, o Veneza passou a dispor de todos os serviços da agência: assessoria no planejamento estratégico de mídias on e offline como TV, Mídia Exterior, Rádio, Redes Sociais, Desenvolvimento e Manutenção de Website e Inbound Marketing. E esse foi um fator essencial no desenvolvimento da presença da marca.
Primeiro, fizemos uma análise completa das dores e dos desafios do cliente para descobrir quem era seu público, quais as melhores plataformas para atuação e assim oferecer uma experiência completa no offline e no digital para cada uma das suas personas.
Diante da força da empresa no mercado e da alta demanda orgânica tanto fora quanto dentro do espaço digital, percebemos que podíamos transformar o posicionamento do cliente se investíssemos alto em dedicação e estratégia. No offline, começamos otimizando a distribuição da verba e melhorando o alcance e penetração no público-alvo. No online, iniciamos pelo site, onde podíamos gerar números muito positivos com uma reestruturação inicial.
▪ Redesign do site com adição de Landing Page
▪ Presença forte e alto engajamento nas redes sociais
▪ Estratégia de conversão com entrega de cupom de desconto
Outro ponto importante foi a criação do Instagram e do planejamento de conteúdo nas redes sociais. Trouxemos para o público fiel do parque as estratégias que fazem qualquer boa relação audiência-marca: conteúdo relevante e descontraído, ofertas exclusivas e ações com influencers, além de um SAC engajado que ajuda e se importa de verdade com o usuário.
O resultado não podia ser melhor, pois como o parque tem um lugar garantido na mente e coração de muitos pernambucanos e nordestinos, a produção de conteúdo fluiu naturalmente e a interação com os seguidores nos ajudou a definir quais seriam o tom de voz e a linguagem a serem usados.
Para resolver o problema de conversão no site, criamos uma estratégia para entregar cupons de desconto através de um fluxo de automação de e-mails, implementado através da ferramenta de Automação de Marketing da RD Station. Com uma landing page simples e atrativa, trouxemos a conversão de leads orgânicos de volta para estratégia da própria empresa, eliminando o valor da taxa paga ao e-commerce parceiro.
Resultados
Implementando todas essas estratégias progressivamente, alcançamos um resultado bem maior do que o esperado. Em dois anos de estratégias complementares de mídia, obtivemos mais de 1 milhão de page views. Nas redes sociais, a força de engajamento do público se uniu aos nossos esforços de estratégia e conteúdo para gerar um crescimento enorme: ao fim de duas temporadas de parque aberto, chegamos a 156 mil seguidores no Facebook e 73 mil no Instagram.
▪ 1 milhão de page views
▪ +48 mil leads
▪ +70 mil seguidores no Instagram
▪ +99% em vendas diretas
Reconhecendo que os números não mentem, focamos em mostrar que a plataforma de Automação de Marketing da RD Station era o que o Veneza precisava para crescer ainda mais. Com a implementação dos cupons de desconto no próprio site e sem depender do parceiro, alcançamos um crescimento de 99% nas conversões de cupom através do RD Station na última temporada (2018/2019).
“Confesso que com um certo receio, porém, confiando no que a agência nos aconselhava, aderimos a essa ferramenta. Já nos primeiros meses pudemos observar sua eficiência, o que ela poderia nos proporcionar e o que poderíamos atingir”, relatou Thamires.
A partir dos milhares de leads gerados através dos pedidos de cupom, campanhas de mídia e produção de conteúdo, continuamos o relacionamento com o público entregando novas promoções e newsletters sobre o parque.
Assim, o sucesso do Inbound Marketing tornou-se visível e a nossa estratégia baseada em dados e segmentação provou ser efetiva. O faturamento geral da bilheteria do Veneza Water Park foi 5,52% maior na temporada 2018/2019, com praticamente o mesmo investimento da temporada anterior.
Esse números nos ajudaram a ganhar de vez a confiança do cliente para investir em Inbound: “Tivemos um aumento em torno de 99% no produto que foi trabalhado na temporada de 2018/2019. Hoje sabemos que podemos ganhar ainda mais com o investimento na ferramenta do RD Station”, lembrou Thamires.
Rumo Às Estrelas
Para a temporada de 20 anos, que começa no próximo setembro, o Veneza Water Park vai lançar uma nova atração e, na área de estratégia digital, dar um novo passo em termos de conversão e aproveitamento de leads.
Com uma nova análise das personas feita este ano, estaremos mais alinhados com os perfis de compra nas redes sociais e nas ações de Inbound. Para alcançar esses clientes, lançaremos o primeiro e-commerce do Veneza, que está sendo desenvolvido. Na temporada de 2019/2020, o cliente poderá comprar ingresso e outros serviços direto no site.
O lançamento será estruturado a partir do Inbound Marketing; assim, o faturamento das vendas pode ser ainda maior.
Para nós, é muito gratificante visualizar as conquistas alcançadas com o Inbound Marketing e continuar investindo alto para atingir um crescimento ainda maior a cada temporada. Agora é colocar a mão na massa e se preparar para colher ainda mais frutos.